terça-feira, 16 de novembro de 2010

De um arquiteto para um programador...

1

    Minha equipe e eu recebemos isso do nosso arquiteto seis meses atrás quando começamos um novo projeto:
    Eu fico muito animado quando eu começo alguma coisa nova. Mesmo depois de cerca de 20 anos fazendo software, eu sinto aquele friozinho na barriga quando começo um novo caminho. Esta é a nossa jornada juntos. Eu acredito que estamos traçando um caminho que é divertido, estimulante e enriquecedor. Eu quero fazer isso memorável para vocês e quero criar uma experiência gratificante para todos vocês.
    É pouco idealista mas eu quero fazer a minha agenda de negócios, nossa estratégia de tecnologia e o seu progresso alinhados uns aos outros. Dessa forma, quando se faz algo grandioso, todos se beneficiam. Tenho um profundo respeito para com os engenheiros e o código.

1. Código é REI. Documentação é apenas o que está atrás dele. Então, escrevam códigos tais que SEJAM a documentação e que funcionem.
2. TESTEM! TESTEM! TESTEM!
3. Testes unitários SÃO ESSENCIAIS. Todo bug encontrado na fase de testes unitários reduz o custo de desenvolvimento. Lembre-se, eu preferiria te pagar mais salário do que gastar isso consertando bugs. Mas se você escrever um código bugado, eu vou pagar a todos e então você vai ficar com a menor parte da torta.
4. Escreva código eficiente para leitura humana e para CPU. Nunca é OK escrever código ruim.
5. Leia mais do que seu trabalho precisa hoje. Você não progride só sabendo o você precisa hoje mas o que você vai precisar amanhã.
6. Vá para casa e de vez em quando cozinhe. SIM, comida de verdade. Isto vai te ensinar a diferença entre seguir uma receita e criar uma refeição. A primeira é orientada para saber o que você precisa para criar o prato e a segunda é para criar uma refeição que você vai comer... só uma pequena diferença.
 
   Esta foi a minha maior lição de como começar uma empresa e isso não veio facilmente. 
7. Inovação e boas ideias (tecnologia ou produtos) originam de algum lugar. Por favor, compartilhe conosco.
8. Eu sei que vocês odeiam o pessoal de negócios. Eu sei o porquê. Eles vendem o que vocês não podem produzir; eles prometem quando não pode ser feito; eles pedem mais quando eles não pagam. Mas negócios não funcionarão sem a capacidade deles de posicionar o produto. Esta é uma tarefa difícil. Mas compartilhe seus pensamentos comigo e eu vou agir como um amortecedor. Todas as disciplinas são necessárias para fazer uma boa organização.
9. Ame sua profissão. VOCÊ PODE ser um engenheiro/programador por toda sua vida E FAZER MUITO DIREITO E TER RESPEITO E SE DIVERTIR.

    Nós estamos aprendemos!

Não muito bem traduzido de: http://blog.kapilkaisare.info/from-an-architect-to-a-programmer

1 comentários:

Tarsis Azevedo disse...

Show de bola mano! :D

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting